Pesquisar este blog

sábado, 22 de março de 2014

Sugestões de materiais para a prática docente

Cumprindo com a proposta de ser um espaço de articulação entre teoria e prática e a constante reflexão do ato educativo, trazemos aqui algumas sugestões de materiais disponíveis para empréstimos do acervo do NAEH.

Podemos ver diferentes propostas para abordarmos os conteúdos na sala de aula, abaixo estão algumas dicas que podem ser reproduzidas em sala de aula, sendo adequadas às devidas particularidades de cada realidade educacional ou terem o seu empréstimo requisitado ao Núcleo de Apoio ao Ensino de História.

Ressaltamos que o material didático não ensino por si só, ele é uma ferramenta da qual o professor deve utilizar-se adequando a sua proposta a realidade da turma que deseja trabalhar.

Como  ferramenta, ele pode proporcionar, em conjunto com a abordagem do professor, a oportunidade do aluno desenvolver seu pensamento crítico frente a História.

Baú da pedra lascada

Feito com argila e tinta por uma aluna da cadeira de Estágio II para colaborar com sua experiência com um 6º ano ao trabalhar Hominização e Arqueologia, este material pode ser reproduzido em sala de aula pelos próprios alunos estimulando sua percepção do paleolítico e neolítico. O material vem acompanhado de lâminas com explicações e atividades sobre o período a ser trabalhado


Jornal "O Papiro"

Produzido por uma turma da cadeira de Metodologias do Ensino de História, ministrada pela Professora Luiza Horn Iotti, esse jornal teve a finalidade educativa de imaginar um jornal produzido no Egito Antigo proporcionando a construção de relações entre mudanças e permanências, contextualizando situações sócio-culturais atuais e representações passadas. Fica como uma possibilidade de ferramenta didática aplicável para diversas idades e diferentes conteúdos abordados.


Livros paradidáticos

Comprados com o dinheiro arrecada no Sebo do NAEH constituem-se como mais uma opção de mobilização para a aprendizagem disponível para o Ensino de História.


 Se você produziu algum material didático ou paradidático e gostaria de compartilhar com o NAEH, entre em contato: naehi.ucs@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário